17 dicas para anunciar no Facebook

17 dicas para anunciar no Facebook

Não dá mais para publicar no Facebook e achar que o bom resultado virá organicamente. “Hoje, o Facebook é uma plataforma que requer investimento de quem tiver um negócio e uma página na rede”, explica Camila Porto, autora do livro Facebook Marketing. “Não tem jeito: a melhor forma de alcançar o público ideal é anunciando”, diz a especialista, que reforça a importância de conhecer o público-alvo e segmentar o anúncio.

Com a necessidade cada vez maior de impulsionar as publicações da maneira mais assertiva, muitas empresas e profissionais de social mídia têm dúvidas sobre como manter a qualidade. “Muitas pessoas que estavam acostumadas a fazer anúncios esporádicos, agora precisam manter o hábito diário de controlar anúncios o tempo todo, e às vezes se sentem perdidas, sem criatividade ou com dificuldade de gerenciar tudo”, defende Camila, que destaca 17 dicas importantes para quem quer anunciar no Facebook.

1- Variar o tipo de postagem: o ideal é nunca se restringir a somente vídeos, lives, frases ou links.

2- Valorizar as imagens: Camila explica que o ideal é não utilizar qualquer imagem. “Valorize as imagens de boa qualidade e invista em bancos de imagens bons na hora de anunciar”.

3- Observar os concorrentes: outra dica importante é estar sempre de olho no que as empresas concorrentes fazem. “Nem que seja para se sentir bem em saber que você sabe mais que eles”, brinca a especialista. O segredo é estar na frente e identificar tendências sem nunca copiar. “Analise o anúncio deles e se baseie no resultado, também”.

4- Verificar as páginas admiradas: mais que os concorrentes, Camila indica que a melhor forma de estar antenado é olhar sempre para as páginas com públicos diferentes, mas que fazem um trabalho interessante nas redes sociais. “Tente alinhar o que os outros fazem com o que faz sentido para o seu negócio”.

5- Analisar resultados (sempre): Camila explica que o grande segredo de se trabalhar com redes sociais é analisar os resultados dos anúncios. “Faça o comparativo de qual conteúdo ou imagem chama mais atenção”.

6- Perguntar às pessoas: a sugestão mais curiosa de Camila é para que a página faça perguntas ao público. “A melhor forma de conseguir bons resultados e descobrir do que o público gosta é fazendo perguntas e enquetes”.

7- Responder e se relacionar: tanto no anúncio quanto nas publicações não impulsionadas, é importante responder aos comentários e interagir. “A rede social foi feita para pessoas se relacionaram com pessoas, então esteja sempre pronto para isso”.

8- Planejar gastos: especialmente quando se cria muitos anúncios, é preciso saber gerenciar o dinheiro investido. “Planeje o dinheiro que será investido nos anúncios e tenha uma meta de retorno”, sugere. Segundo Camila, os anúncios devem ser pausados quando não estiverem dando retorno. “Essa é a grande vantagem dos anúncios no Facebook”.

9- Agir com humildade: em caso de erros, críticas ou feedbacks negativos, o segredo é agir com humildade. “Nas redes sociais, não existe espaço para arrogância ou prepotência”, explica. Segundo a especialista, na hora de anunciar, é preciso levar em consideração que nem todo mundo vai gostar do que vê, e isso não tem problema. “Foque nas pessoas que gostam do que você diz”.

10- Inovar: como tudo acontece rápido nas redes sociais, a inovação é necessária. “Às vezes, os anúncios estão dando certo até agora, e de repente algo muda”. O segredo é renovar e fazer algo diferente. “Experimente novos anúncios e novas ferramentas sempre que puder”, conta.

11- Testar: segundo Camila, nem tudo o que funciona para alguns funciona para outros. “Tenha em mente que tudo o que vai ser feito é um teste”, explica, destacando que nas redes sociais, especialmente em anúncio, o segredo é trabalhar sempre com tentativa e erro. “Surgiu algo novo? Faça um teste, continue se der certo, e pare se der errado”.

12- Ferramenta Adespresso: a ferramenta que permite criar muitas variações de um mesmo anúncio é uma ótima pedida para quem está sem criatividade. “Pesquise sobre o seu segmento e você vai ter várias ideias”, explica Camila.

13- Ferramenta Addicted.io: similar ao Adespresso, o Addicted permite também encher a cabeça de ideias para anúncios. “Se você sabe o que quer e entende o seu público, ele é muito útil”.

14- Facebook Lead Ads: segundo Camila, é a melhor opção para adquirir leads, especialmente para empresas que não têm um site. Camila explica que leads são os e-mails dos possíveis clientes, para depois iniciar um relacionamento mais próximo. “Ele só funciona no celular, e é uma ótima forma de fazer anúncios para um público específico em uma experiência específica”.

15- Página de captura de e-mails: criar uma página de captura de e-mails é uma forma que funciona tanto em mobile quanto outros equipamentos, e que permite capturar o contato dos fãs. “Crie algo que seu público queira baixar, anuncie e peça o e-mail dele, assim você sai do âmbito da rede social e passa a ter contato direto”, sugere.

16- Entender de copy: as copys são textos estratégicos criados para convencer as pessoas, geralmente baseado nas dores e necessidades do público-alvo. “Quem entende de copy conquista ainda mais resultados nas redes sociais e se destaca da concorrência”, resume Camila. “Quem entende de copywriting tem muito mais resultado nos anúncios”.

17- Usar Call to Action: segundo Camila, toda publicação precisa de uma chamada para ação. “Os anúncios, principalmente, precisam fazer com que a audiência tome alguma ação, como fazer um download, clicar em um link ou pelo menos interagir com algum comentário”, explica.

 

Fonte: Adnews

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