5 habilidades essenciais para um assessor de imprensa

5-habilidades-essenciais-para-um-assessor-de-imprensa

A assessoria de imprensa é uma área que requer bastante dedicação, pois o assessor de imprensa deve estar constantemente atualizado e ter um senso de oportunidade para divulgar o produto, serviço ou trabalho do seu cliente na mídia sempre que possível. Confira, a seguir, 5 habilidades essenciais para ter alto desempenho na assessoria de imprensa.

Ser estrategista

Sozinho ou em uma equipe, o assessor de imprensa deve planejar o setor de comunicação de uma empresa — seja ela pública ou privada — ou mesmo de uma personalidade. Ele deve ser estrategista para encontrar os melhores meios para divulgar o cliente, por exemplo, quanto aos tipos de mídia que trarão mais resultados positivos para a imagem do assessorado.

Ter rede de contatos

No mundo profissional, fazer networking é importante para o desenvolvimento da carreira. Na área de comunicação, é fundamental que o assessor de imprensa tenha uma rede de contatos. Nesse sentido, não basta ter apenas um bom mailing com os endereços e telefones de jornalistas e veículos de comunicação. É preciso cultivar um relacionamento de mútua confiança com os profissionais da imprensa.

Medir resultados

Em algumas organizações, a assessoria de imprensa faz parte da estratégia de negócios da empresa. Como os outros departamentos, a área de comunicação deve demonstrar os resultados obtidos. Logo, o assessor de imprensa deve mostrar, por exemplo, o clipping com as matérias que citaram a empresa na mídia. Terceirizar essa tarefa pode liberar tempo para o assessor e aumentar a produtividade do setor, afinal, dessa forma ele poderá se concentrar na produção e na disseminação do conteúdo.

Pesquisar e escrever bem

Por mais que não atue dentro de uma redação convencional, o assessor de imprensa deve escrever bem e usar técnicas de apuração, como pesquisa de dados. Como os veículos de comunicação tradicionais estão hoje em dia com equipes reduzidas, se o assessor de imprensa entrega um conteúdo apurado e bem escrito, aumentam as chances de esse material ser publicado, muitas vezes, na íntegra.

Para que essa estratégia dê certo, é necessário que o assessor esteja atento aos horários de fechamento das publicações e que respeite os prazos combinados.

Saber lidar com crises

Uma habilidade essencial para o assessor de imprensa — e que pode ser um diferencial no mercado de trabalho — é saber lidar com crises. Quando há contratempos, o assessor deve ser ágil para saber solucionar problemas.

Nesse sentido, estudar casos de como outras empresas lidaram com crises pode ajudar bastante a passar por esse tipo de situação. Além disso, é importante dispor de um plano de comunicação para esses casos, por exemplo, com a forma de posicionamento da companhia e com os responsáveis por emitir alguma opinião.

Fonte: News Monitor

Comente

Sem endereço de e-mail não será publicado.