André Trez em entrevista para o portal Ticket e Gestão

Como divulgar um novo produto

Pode ser uma nova marca ou serviço, uma atualização ou novidade inovadora. Não importa o segmento em que o lançamento esteja inserido, o ponto de partida é sempre a divulgação. Todo novo produto precisa trilhar um caminho para se comunicar com o público alvo, para que isso alavanque as vendas.

Em um mercado cada vez mais competitivo e complexo, a primeira atitude na hora de divulgar um lançamento é o planejamento estratégico de marketing. “Fazer pesquisas qualitativas e quantitativas para entender bem o público-alvo, elaborar as melhores estratégias de comunicação, definir a verba que será investida e o retorno desejado”, são os primeiros passos citados por André Trez, sócio-diretor da NA Comunicação e Marketing.

De fato, um bom planejamento garante o investimento em ações assertivas, que atestam a aceitação do novo produto sem que haja perda de dinheiro. “É importante entender o mercado em que o produto será inserido e o público-alvo antes de partir para o plano de ação”, aponta Trez.

Embora o planejamento seja uma ação comum para qualquer novo negócio, as ações propostas para a divulgação deverão se adaptar ao tipo de produto ou modelo de negócio. Trez faz um comparativo entre uma instituição educacional que deseja colocar no mercado um novo produto de MBA frente a um produto de varejo. “O público do MBA terá um alto investimento, o que caracteriza um público diferenciado, mais selecionado. Desta forma, o produto exige uma comunicação direcionada e segmentada. É necessário pensar nas condições de pagamento, parcerias com entidades internacionais, etc.”, coloca o especialista. E complementa: “Agora, com um produto de varejo, podemos pensar em uma estratégia bem diferente, elaborando um plano de comunicação de massa para atingir uma parcela bem maior da população”.

O investimento nas ações de divulgação é fundamental para garantir resultados e varia de acordo com os objetivos e retorno financeiro esperado, item definido ainda no planejamento. O marketing trabalha com metas. “Estamos em mundo onde a competição é muito acirrada. Sairão na frente aqueles concorrentes que planejarem melhor as ações, atingindo diretamente seus consumidores”, atesta Trez.

Meios de divulgação

Planejamento feito, é hora de agir. Trez aponta o passo seguinte: “Elaborar um plano de ação em todas as frentes necessárias, seja em meios digitais, ações comerciais ou mídias tradicionais”.

Por mais presente que os meios digitais estejam na vida do consumidor, é importante manter em mente canais como rádio, jornais locais, outdoors e até distribuição de panfletos entre muitos outros meios de divulgação tradicionais. Na internet, além das mídias sociais, que podem ser mantidas sem altos custos, é importante sempre lembrar das opções da compra de espaços publicitários e anúncios em sites de pesquisa.

Divulgando a intenção

Fazer o caminho inverso, divulgando o produto antes mesmo que ele comece a ser comercializado é uma estratégia bastante eficiente. Com ela, você comunica ao público a intenção, e convida-o a conferir a novidade na data do lançamento, criando assim uma expectativa. Especialistas garantem que este pode ser um meio eficiente de trazer um retorno ainda mais rápido e pode ser utilizado em paralelo ao planejamento das ações de divulgação para quando o produto estiver efetivamente no mercado.

A principal dica de Trez é pensar no produto de fora para dentro, ou seja, analisar o mercado, entender as demandas, tendências e conversar com seu público. “Muitas empresas pensam em produtos de dentro para fora, achando que o mercado aceitará bem uma grande ideia. É preciso tomar cuidado para que o investimento e esforço não sejam em vão”, finaliza.

Ticket e Gestão

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