Como definir personas para a produção de conteúdo

Definição de personas

A correta definição de persona interfere diretamente nos resultados

Para todos que trabalham com marketing ou publicidade, é imprescindível criar personas para direcionar o conteúdo. Mas o que significa isso? Persona é a definição do seu público-alvo e o desenvolvimento de um perfil com características dos seus clientes para planejar a melhor estratégia e atingi-los de maneira eficaz.

Acompanhar a rotina de seu cliente, segui-lo nas redes sociais, utilizar ferramentas como Google Analytics para monitorar o seu público e atentar-se ao seu comportamento é essencial para obter o máximo de informações possíveis e para que a sua estratégia possa engajá-lo com mais eficácia. Caso você trabalhe com produtos de dois ou mais segmentos, é recomendada a criação de mais de uma persona.

Para definir personas, é preciso seguir alguns passos:

Crie um mailing para cada persona

Faça uma “varredura” em todos os seus contatos, sejam clientes, prospects, parceiros ou pessoas que acompanham suas redes sociais, e coloque-os em um mailing para que seja feita a organização do público-alvo.

Busque informações detalhadas

Mapeie o máximo de informações possíveis sobre os seus contatos, seja pessoa física ou jurídica. Buscá-las em seu banco de dados, enviar formulários, fazer pesquisas ou realizar entrevistas são alternativas para o levantamento de idade, sexo, interesses, localização e nicho.

Categorize as personas

Após criar o mailing com todos os seus contatos, é necessário categorizá-los para que seja definida a melhor ação para cada um deles. Os mais importantes e estratégicos devem ter uma atenção maior, desta forma, os resultados serão melhores.

Defina estratégias

Para os contatos “quentes”, que estão mais aproximados, é possível utilizar o marketing de conteúdo para engajá-los. Já para os contatos “frios”, é ideal fazer uma ação de e-mail marketing para retomar a relação.

Definir personas é fundamental para resultados qualitativos, já que você atingirá o público certo com a melhor ação possível para ele. Buscar o porquê da presença daquele contato no seu mailing, como ele chegou a você as formas com que ele está conectado (em seu site, suas redes sociais ou por algum vínculo profissional ou empresarial) pode facilitar na abordagem.

É quase um jogo, basta você construir um avatar e bolar uma estratégia para controla-lo. Crie quantas personas forem necessárias e faça seu conteúdo chegar ao público certo.

*Nancy Assad – especialista em comunicação estratégica e marketing. É jornalista, pós-graduada em Marketing pela FGV. É autora dos livros: “Media Training – Comunicação Eficaz com a Imprensa e a Sociedade” – Editora Gente 2009 e “As Cinco Fases da Comunicação para Gestão de Mudanças – Como aplicar Conhecimento na Sustentabilidade Corporativa” – Editora Saraiva 2010. – See more at: http://www.nancyassad.com.br/assessoria-de-imprensa-fundamental/#sthash.OJOEUGmv.dpuf – See more at: http://www.nancyassad.com.br/tres-dicas-estrategicas-de-social-media/#sthash.FJ9Zvukj.dpuf

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