Como investir em Google Adwords e aplicar SEO em seu negócio?

Como usar ferramentas de publicidade online para seu negócio

Entenda o papel do Adwords e do SEO para aumentar a visibilidade da sua marca na internet

Para qualquer organização, é imprescindível investir em marketing e publicidade online para conquistar novos clientes. O primeiro passo para conseguir isso é estar em alguma plataforma online, seja ela um site institucional, blog, e-commerce, entre outros. Após a criação, é preciso posicionar o seu produto ou conteúdo nos mecanismos de buscas, redes sociais ou em anúncios na internet.

Existem técnicas e ferramentas que podem ser utilizadas para ajudar a atingir os resultados desejados como o Search Engine Optimization (SEM), que é um conjunto de estratégias de marketing que englobam tanto resultados orgânicos em pesquisas quanto a publicidade online, onde a solução mais utilizada é o Google Adwords.

Search Engine Optimization (SEO)

O SEO é um conjunto de técnicas que ajudam a posicionar o seu conteúdo em sites de busca, ou seja, ao digitar no Yahoo Buscas, por exemplo, uma palavra-chave, o material presente no seu site é mostrado no mecanismo. Ele é ideal para quem quer resultados em longo prazo, pois uma vez indexado pelo Google ou outro mecanismo de busca, seu conteúdo será ranqueado e posicionado com outros conteúdos similares. Além de padronizar os seus textos, você pode “prender” o público no seu site, criando links internos dentro de seu conteúdo que possam despertar o interesse dele em continuar a navegar dentro do seu domínio.

Google Adwords

Este método não precisa obrigatoriamente do SEO, mas é importante que ambos sejam utilizados juntos para que haja melhores resultados. A forma mais fácil de investir neste método é por meio do Google Adwords, pois ele segmenta o público que você quer atingir. Quanto às formas de investimento, você pode definir exatamente o valor que deseja pagar, que pode ser em cliques, visualizações e conversões. Por meio dele, é possível definir palavra-chave, perfil (sexo, idade, etc.) e localização geográfica. As campanhas podem ser desenvolvidas das seguintes formas: links patrocinados, rede de display, marketing e anúncios em vídeo no Youtube. Esta ferramenta é ideal para quem quer fazer uma ação imediata, como lançamento de um produto ou uma campanha para uma data comemorativa, por exemplo.

É ideal usar as duas estratégias, basta fazer um planejamento. Aplique as técnicas de SEO primeiramente para dar um rumo ao seu conteúdo e posicioná-lo nos sites de buscas, depois, invista em Adwords para aumentar o seu alcance e expandi-lo em outras plataformas, como em sites de terceiros que aceitam anúncios da rede display do Google.

Tenha em mente as suas metas e objetivos, só assim é possível fazer a melhor escolha para o seu negócio e ter o rendimento almejado. Definir as suas prioridades também é essencial, afinal, qual a sua necessidade atual? Se dispor a realizar investimentos e ter resultados rápidos, mas limitados, ou ter um custo mínimo e retorno devagar, mas para sempre?

*Nancy Assad – especialista em comunicação estratégica e marketing. É jornalista, pós-graduada em Marketing pela FGV. É autora dos livros: “Media Training – Comunicação Eficaz com a Imprensa e a Sociedade” – Editora Gente 2009 e “As Cinco Fases da Comunicação para Gestão de Mudanças – Como aplicar Conhecimento na Sustentabilidade Corporativa” – Editora Saraiva 2010. – See more at: http://www.nancyassad.com.br/assessoria-de-imprensa-fundamental/#sthash.OJOEUGmv.dpuf – See more at: http://www.nancyassad.com.br/tres-dicas-estrategicas-de-social-media/#sthash.FJ9Zvukj.dpuf

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