Comunicação corporativa e sua relação com a imagem e reputação empresarial

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Como fortalecer sua marca por meio de investimentos em comunicação

Toda empresa que pretende estar em evidência ou ganhar espaço no mercado para se destacar precisa ter uma boa imagem, construir uma boa reputação e conquistar mais clientes. Mas ter um bom posicionamento não é fácil, é preciso conhecer o cenário, estudar os concorrentes, analisar os diferenciais da sua marca, definir as estratégias que serão usadas para alcançar os objetivos, entre outros processos de comunicação.

O poder da marca pode ser tão forte que algumas empresas conseguem sustentar por anos, sem alterar seu portfólio de produtos, ou seja, já estão consolidadas no mercado e têm uma reputação construída, mas isso não a isenta de continuar investindo em sua imagem, pelo contrário, exige cuidado para evitar que algum fato ou ruído em sua comunicação com o público tenha o efeito contrário e prejudique sua reputação.

Sem ter uma marca forte, as empresas não conseguem crescer e nem ter fôlego para competir com a concorrência. É importante que a corporação respeite suas limitações, busque inspiração em suas raízes e não fuja de sua identidade para a criação de uma boa reputação junto ao mercado. Dentre as formas mais eficazes para a construção da imagem, as principais são:

Inovar

O mercado é competitivo e as empresas precisam mostrar seu diferencial para ter visibilidade, se destacar e sair da “mesmice”. É imprescindível pensar em estratégias de inovação, seja na forma com que a corporação se impõe para seus clientes, na divulgação e publicidade ou em planejamentos internos, é necessário sempre inovar para se sobressair e solidificar sua reputação.

Investir em comunicação

Há diversas ferramentas de comunicação que geram resultados para a empresa, dentre elas, as que mais se destacam são: relações com a mídia, marketing digital, marketing de conteúdo, relações públicas e publicidade. As redes sociais também devem ser cuidadosamente administradas, o seu cliente provavelmente está lá, portanto este é um meio para construir relacionamento e reforçar a sua marca.

Ter responsabilidade e compromisso

A empresa também deve manter um relacionamento com seus clientes. Além disso, muitas pessoas tomam decisões por meio da reputação, pois pesquisam na internet se a empresa presta o devido atendimento e isso pode influenciar diretamente na sua escolha. É necessário estar sempre atualizado com as novidades do mercado e adaptado às novas tecnologias.

Além disso, estamos em uma era em que as pessoas valorizam empresas que fazem ações sociais e investem em soluções sustentáveis, portanto reforçar estas questões na construção da reputação de sua empresa pode ser uma boa estratégia.

Mas não se esqueça que o trabalho de comunicação corporativa é contínuo e após construir uma imagem positiva da sua marca, é preciso criar estratégias para manter a sua reputação conquistada. Cuidar da imagem da sua marca é pensar no futuro e crescimento da sua empresa.

*Nancy Assad – especialista em comunicação estratégica e marketing. É jornalista, pós-graduada em Marketing pela FGV. É autora dos livros: “Media Training – Comunicação Eficaz com a Imprensa e a Sociedade” – Editora Gente 2009 e “As Cinco Fases da Comunicação para Gestão de Mudanças – Como aplicar Conhecimento na Sustentabilidade Corporativa” – Editora Saraiva 2010. – See more at: http://www.nancyassad.com.br/assessoria-de-imprensa-fundamental/#sthash.OJOEUGmv.dpuf – See more at: http://www.nancyassad.com.br/tres-dicas-estrategicas-de-social-media/#sthash.FJ9Zvukj.dpuf

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