Marketing para Varejo: Como fazer seu produto chegar ao consumidor neste final de ano

COMO FAZER SEU PRODUTO CHEGAR AO CONSUMIDOR NESTE FINAL DE ANO

Faltando apenas dois meses para o fim de ano, é preciso pensar em estratégias de marketing e campanhas voltadas às datas comemorativas deste período e para acontecimentos previsíveis que podem afetar na movimentação econômica de seu negócio, como 13º salário, liquidações de concorrentes, entre outras.

Neste ano, a crise econômica interferiu negativamente no varejo nacional. Segundo pesquisa do IBGE, houve uma queda de 7,3% de vendas nos cinco primeiros meses de 2016. Mas as perspectivas para o final de 2016 são boas. Dados do Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN), em parceria com o Programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, apontam que mais de 54% das empresas esperam crescimento de 11% das vendas.

As vendas são as mais diversas, desde presentes de Natal até itens para a ceia. É preciso criatividade para vencer a concorrência e transportar este otimismo para o seu consumidor. Dentre as principais formas de atrair seu público para “fisgá-lo” no rush de fim de ano, destacam-se:

Marketing de conteúdo

Sempre eficaz, a produção de conteúdo relevante agregará valor à sua marca e, com recursos estratégicos, é possível engajar o seu cliente agora para que ele se converta em venda no próximo mês. Além disso, em paralelo à produção de conteúdo, é ideal utilizar estratégias de SEO para indexar seu conteúdo nos buscadores.

Marketing digital

Criar campanhas no Google Adwords e no Facebook Ads com apelo promocional de fim de ano para divulgar seus produtos em novembro é uma prática considerável para que o consumidor possa se preparar com antecedência para efetuar a compra.

E-mail marketing

Reúna seu mailing de contatos e clientes e comece a criar campanhas de e-mail marketing divulgando seus produtos em promoção. Para captar mais leads, crie “gatilhos” em seu conteúdo de blog corporativo ou loja virtual, como por exemplo, receba ofertas exclusivas e ganhe um cupom de 15% de desconto informando o seu e-mail.

Materiais publicitários

Para sair um pouco da área digital, a produção de vouchers, banners e folhetos e divulgação em outdoors, cartazes e em veículos de comunicação são boas práticas para qualquer varejista. Fazer isso com antecedência te faz largar na frente dos seus concorrentes.

Redes sociais

Mais da metade da população brasileira está presente nas redes sociais, segundo Pesquisa Brasileira de Mídia 2016 (PBM 2016). Trabalhe com a divulgação de seus produtos e com dicas de como economizar, por exemplo, para aumentar a visibilidade orgânica de suas postagens.

O fim de ano é uma excelente oportunidade para aumentar as suas vendas e gerar uma aproximação com o seu público por meio do marketing de conteúdo. Não perca essa oportunidade, aproveite o final de ano para aumentar as suas vendas e sua rede de clientes.

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