Mercado, perfil e perspectivas para o Marketing Digital

O marketing digital está em constante crescimento. A expectativa é que haja neste ano um crescimento tanto na oferta deste serviço por parte das agências de comunicação quanto na demanda por parte do mercado. Apostar nessa estratégia hoje em dia é uma necessidade, além dos benefícios já bem conhecidos pelos profissionais, como a facilidade na mensuração de resultados, assertividade, personalização da comunicação, interatividade, entre outros fatores. Vemos também um crescimento no número de usuários no Brasil. Segundo o IBGE, cerca de 95 milhões de pessoas usam a internet no Brasil, ou seja, certamente parte do público de qualquer segmento está online.

PERFIS

Referente à área de atuação do negócio, ou seja, o segmento trabalhado, 34,2% das agências se definem como Agência de Marketing Digital, 13,6% como Agência de Comunicação e 11,4% como Agência de Marketing e Publicidade.

Como a agência se define

O tempo de atuação também interfere na segmentação da agência. Cerca de 30% das agências digitais têm até dois anos de mercado, enquanto 50% têm entre 2 e 10. A NA Comunicação e Marketing se encaixa nos 20,3% de agências com mais de 10 anos, que são consideradas consolidadas e experientes no mercado.

O número de funcionários também reflete no posicionamento no mercado e na qualidade de trabalho da agência, isso interfere na produtividade, já que quanto mais pessoas estiverem presentes no processo, menor será o tempo de entrega, dando espaço para a produção de outros conteúdos e ações.

14,6% das agências atuam como prestadores de serviços autônomos, 42,3% trabalham com uma equipe de 2 a 5 funcionários e 29,9% com 6 a 25 colaboradores. A NA Comunicação e Marketing contempla cerca de 20 profissionais.

35,8% das agências atuam no mercado nacional, 31,8% no mercado local, 24% no mercado regional e 8,4% atuam no mercado internacional.

Segundo levantamento inédito feito pela Mega Brasil, existem 1.061 agências de comunicação no Brasil. Veja a distribuição por estados no infográfico:

Número de agências digitais pelo Brasil

MERCADO E CLIENTES

Mais da metade das agências atende micro e pequenas empresas e cerca de 12% dos negócios oferecem serviços para grandes empresas. Além disso, as áreas de atuação também foram estudadas, conforme infográfico.

Perfil dos Clientes

 

Área de atuação das empresas

A fonte de aquisição de novos clientes também foi abordada pelo estudo. O método mais eficaz e usado foi via indicações, que mostra 73,3% por meio de clientes e 58,4% por meio de parceiros. Além disso, 49,3% foi por meio de prospecção ativa e 46,4% por site e redes sociais.

Referente à prestação de serviços, mais da metade dos contratos de agências digitais são recorrentes, o equivalente a 55,4%. Já projetos pontuais são responsáveis por 32,2% dos trabalhos e 12,4% são de success fee (resultados). Além disso, 56,6% das agências têm de 1 a 5 clientes.

Número de clientes

Dentre as opções de serviços de marketing digital que as agências oferecem, a mais utilizada é a de gestão e monitoramento de redes sociais. Todas pensadas em cada etapa do Funil de Vendas, da atração à retenção. Veja os outros serviços utilizados:

Serviços prestados

O estudo também ouviu opiniões de agências digitais sobre as vantagens de utilizar o marketing digital, que são as seguintes:

  • Há muito mercado para serviços de marketing digital;
  • É mais fácil de mensurar resultados;
  • É mais fácil entregar resultados aos clientes;
  • Para a agência, os custos são menores;
  • Existe maior previsibilidade de receita para a agência;
  • Para a agência, os resultados financeiros são melhores;
  • O retorno financeiro é mais rápido.

Para a especialista em marketing digital, Nancy Assad, “o dinamismo proporcionado pelas mídias digitais permite a criação de estratégias robustas, flexíveis e altamente segmentadas. Tudo isso sendo possível ainda mensurar o retorno de cada centavo sobre o investimento (comumente conhecido como ROI)”.

Por outro lado, os principais desafios para oferecer este serviço são:

  • Saber precificar os serviços;
  • O público não entende marketing digital;
  • Restrição de verba;
  • Contratação de profissionais capacitados;
  • Convencer a diretoria de que é uma boa oportunidade;
  • Qualificar e capacitar meu time de marketing;
  • Entender as frentes de marketing digital;
  • Encontrar ferramentas que ajudem na oferta destes serviços;
  • Entender os resultados entregues por estes serviços;
  • Falta de tempo.

UM PANORAMA DAS AGÊNCIAS

O número de agências que prestam serviço de marketing digital é maior do que as que não prestam. 91,3%, ou seja, 1.116 agências oferecem serviços digitais, contra 8,7% das totalmente focadas em ações offline.

Prestação de serviços de marketing digital

Referente à área de atuação do negócio, ou seja, o segmento trabalhado, 34,2% das agências se definem como Agência de Marketing Digital, 13,6% como Agência de Comunicação e 11,4% como Agência de Marketing e Publicidade.

PREVISÕES PARA ESTE ANO

Espera-se que as agências utilizem cada vez mais o marketing digital. 69,9% das agências pretendem investir mais em 2017 nesta modalidade. O estudo mostrou quais desafios as agências enfrentarão para efetivar este aumento, são eles:

Desafios para 2017

Os principais benefícios do marketing digital são: aumento do número de clientes, geração de leads, aumento do engajamento em redes sociais, aumento de tráfego orgânico e aumento de tráfego pago. A NA Comunicação e Marketing vem se consolidando nesta área e separamos alguns cases de resultados para sua inspiração.

E você, o que está esperando para começar a aplicar o marketing digital no seu dia a dia?

Veja o relatório completo neste link.

Felipe Pinheiro – coordenador de Marketing Digital na NA Comunicação e Marketing, certificado Google e YouTube. Formado em Sistemas para Internet com extensão em Gerenciamento de Projetos pela FIAP e técnico em Propaganda e Marketing pelo IESI. Possui 10 anos de experiência em Marketing majoritariamente na área digital. Vencedor do Google Startup Weekend 2014 com a plataforma web AgendaUp.

Comente

Sem endereço de e-mail não será publicado.