O que é SEO?

Conheça o segredo do sucesso para o seu site aparecer no topo das buscas

 

Você sabe o que é SEO?

Ao pé da letra, o significado de SEO em inglês é Search Engine Optimization. Já em português é mais conhecido como Otimização de Sites ou Otimização para Buscas. Mas, o SEO nada mais é do que a implantação de melhorias em um site ou página para que se tenha destaque relevante pelas ferramentas utilizadas pelos sites de busca e, dessa forma, apareça mais para os usuários que realizam pesquisa na rede.

 

A ferramenta surgiu da necessidade de não posicionar mais os sites nos resultados das buscas por ordem alfabética, mas sim por relevância, o que facilita muito a vida dos internautas. A relevância que cada página possui é definida por algoritmos próprios dos buscadores, que trabalham para definir o quão importante aquela página é para aparecer entre os primeiros resultados, no caso do buscador Google, seu algoritmo é nomeado de PageRank.

 

Apesar de sabermos seu nome, não conhecemos sua essência. O que determina o ranqueamento realizado pelos algoritmos dos buscadores não é revelado. Porém, com muito estudo, dedicação e especialistas na área de marketing é possível identificar as práticas que podem levar o seu site ao topo. São elas: conteúdo relevante, inclusão de palavras-chave e um site bem estruturado.

 

O SEO envolve duas partes, a parte interna referente à estrutura do site como urls diretas, padrões web, utilização corretas de tags, linguagem html, imagens e conteúdo relevante. Já a externa se refere ao relacionamento que o seu site tem com as demais páginas da rede, se ele é reconhecido como referência e é linkado por outras páginas. Através desses fatores o algoritmo do buscador ranqueia as páginas por uma pontuação de 0 a 10, definindo assim sua posição nos resultados das pesquisas dos usuários.

Algumas pessoas tentam burlar as boas práticas de SEO para conseguir mais links direcionados para o seu site. Fazer cópia de conteúdo, entre outras manobras consideradas erradas pelos buscadores, é altamente prejudicial, pois quando isso ocorre, os sites de busca podem punir diminuindo sua posição nos resultados das buscas ou até mesmo tirando-os do ar por algum tempo.

 

Mesmo com tantas vantagens e bons resultados, o SEO não garante o primeiro lugar nos buscadores. Apenas com um trabalho contínuo é possível melhorar a qualidade do site frente ao algoritmo do buscador e assim se aproximar do tão desejado primeiro lugar nas buscas. Então, procure um profissional capacitado para realizar o melhor trabalho para a sua empresa.

 

*Nancy Assad – especialista em comunicação estratégica e marketing. É jornalista, pós-  graduada em Marketing pela FGV. É autora dos livros: “Media Training – Comunicação Eficaz com a Imprensa e a Sociedade” – Editora Gente 2009 e “As Cinco Fases da Comunicação para Gestão de Mudanças – Como aplicar Conhecimento na Sustentabilidade Corporativa” – Editora Saraiva 2010.

 

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