Soluções de conteúdo: O Blog Corporativo

O conceito de weblog, que significa “diário da rede”, foi criado na década de 90. No início era utilizado basicamente como um diário online, onde pessoas postavam experiências e impressões particulares, com o intuito de outras pessoas lerem e até comentarem sobre o assunto. Com sua popularização o termo weblog foi abreviado para blog, no início do ano 2000 o conceito foi inovado com a criação de uma URL para cada usuário, como uma página particular, levando a uma explosão de milhões de novos usuários.

Com a popularização da internet, as organizações, auxiliadas por agencias de comunicação e marketing, começaram a utilizar o blog para divulgação de sua marca, criando-se assim o conceito de blog corporativo. Hoje, grande parte das empresas que possuem ações de marketing digital têm um blog corporativo que é “linkado” com as redes socais, como Facebook e Twitter para ampliar o alcance das informações divulgadas.

Existem diversas estratégias para os blogs corporativos, mas a que é mais utilizada é a disponibilização de conteúdo com temas referentes à área de atuação da organização. Investir na produção de conteúdo relevante acarretará em mais acessos ao blog, pois os usuários iram compartilhá-lo em seus perfis.

Nancy Assad, diretora da NA Comunicação e Marketing complementa: “é importante não utilizar o blog como ferramenta de venda, mas sim de compartilhamento de conhecimento e interação.”.

Fonte: ASSAD, Nancy A; Marketing Digital Estratégico, apostila didática.
Wikipédia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog_corporativo Acesso em: 11 de set. 2013.

 

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